DICAS DE LEITURA

LIVROS
Na década de 60, a UNESCO considerou o livro “uma publicação impressa, não periódica, que consta no mínimo de 49 páginas, sem contar as capas”.
Para Martim Claret:
“(...) o livro como objeto é o veículo, o suporte de uma informação. O livro é uma das mais revolucionárias invenções do homem (...)” (ANNERRY 2001, P.05).
       Para enriquecer ainda mais seus conhecimentos e habilidades, sugerimos aos educadores (as) os seguintes títulos:


   
Motivação para Aprender - Aplicações no Contexto Educativo
Organizadores:   Boruchovitch, Evely; Aloyseo,
  Editora: Vozes, 1ª Edição
Ano 2010, 256 pág.

Estratégias básicas de ensino, destinadas a implementar nos alunos a motivação para aprender, a promoção da regulação autônoma da motivação, instrumentos nacionais de medida da motivação acadêmica,  abordagens teóricas relevantes sobre esta temática.






Guia Escolar: métodos para identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


Benedito Rodrigues dos Santos... et. al.
2ª ed., rev. e atual. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Ministério da Educação, 2004. 163 p.
Lançado em 2003 o guia orienta educadores na solução de problemas relacionados à violência sexual de jovens em idade escolar.

Visa funcionar como um manual para informar, orientar e treinar os integrantes da comunidade escolar sobre o abuso e a exploração sexual.
Editora: Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Ministério da Educação.
Oi, Eu Sou o Luca
Souza, Mauricio de; Silva, Yara Maura / Jc Representações
Nessa coleção de livros Oi, Eu Sou os personagens Mônica, Cascão, Cebolinha, Magali, Bidu, Chico Bento, Anjinho, Luca, Dorinha, Marina, Astronauta e Ronaldinho Gaúcho contam em versinhos como são, o que eles mais gostam de fazer, falam sobre seus amiguinhos, seus bichinhos de estimação e seu carinho pelo amiguinho que lê as suas historinhas.


Pedagogia do Bom Senso
Editora: Martins Fontes, 1ª Edição
Ano 2004 , 164 pág.

Em sua Pedagogia do Bom Senso, Celestin Freinet apresenta-nos uma proposta pautada na valorização da realidade dos alunos e dos valores que estes apresentam. Defensor da idéia de que os educadores deverão apresentar atividades que proporcione sede no aluno, observando-se as reais necessidades do educando.





Prova; Provão - Camisa de Forca da Educação
Editora: Vozes , 7ª Edição
Ano 2001, 134 pág.

O autor tenta envolver o leitor no universo do pensar sobre a renovação de seu mundo, seus horizontes, suas práticas. Estimulando um fazer crítico, intentando fazer sempre as ações educativas bem feitas, modernizadas e atualizadas. Criticando os sistemas de avaliação existentes, propõe reflexões profundas acerca destas ações.







Pedagogia e Pedagogos para quê?
Editora: Cortez , 7 ª Edição
Ano 2004
208  pág.

Indicada para  os Pedagogos e  Estudantes de Pedagogia, principalmente  aos que se dedicam à prática educativa ampliada, com reflexões teórico-práticas sobre educação e ensino em sala de aula ou fora dela. Questiona a importância desta área do conhecimento e sua importância na Sociedade, propondo reflexões e discussões em torno de sua natureza, seu objeto de estudo, importância na formação do indivíduo e sua associação com outras áreas do conhecimento.
 
 
 
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