DICAS DE FILMES

PARA VER NA TELONA! 

O Pedagogo deve ser um educador por excelência, e para isto deve estar aberto à aquisição de novos conhecimentos e tecnologias, bem como, a sua utilização para novas formas de aprender e ensinar.
Utilizar-se de novos recursos áudio-visuais, computadores, data show, internet, e-books, etc. para estimular a aprendizagem na práxis pedagógica são outras condições essenciais para este fim. Além disso, potencializa e dinamiza os encontros em sala de aula aproximando os educandos da realidade.
No entanto, a disponibilização destes recursos em sala de aula não é suficiente para a garantia da aprendizagem cabendo ao educador (a) incentivar os educandos à fazer boas leituras, assistir bons filmes e ouvir boas músicas, bem como, participar de eventos que promovam crescimento intelectual e moral.
Pensando nessas necessidades sugerimos a seguir filmes, livros, músicas e dicas de eventos sobre educação que poderão contribuir para o enriquecimento e o desenvolvimento de todos.
         Para o público que assistiu ao primeiro filme aquilo era algo maravilhoso e surpreendente, pois até aquele momento a fotografia ainda era novidade.
         Foi pelo fato dos filmes não terem sons que surgiu a expressão “cinema mudo”. Nestes, os atores falavam e em seguida surgia a legenda na tela. Um dos grandes destaques do cinema mudo foi Charles Chaplin.
         Sem dúvida alguma, este é um importante recurso a ser utilizado na prática pedagógica. Desse modo, disponibilizamos algumas sinopses de títulos do cinema para complementar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula:

Filme – A Voz do Coração      
Sinopse:

Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), através do qual passa a relembrar sua própria infância. Mais exatamente a década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais.

Filme –  Orquestra dos Meninos

Sinopse :   
                                 
Janeiro de 1995. Um jovem músico de 13 anos, integrante da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano, a 150 km de Recife, é sequestrado. Os policiais acreditam que o responsável é o criador da orquestra, o maestro Mozart Vieira (Murilo Rosa). Com a acusação o trabalho realizado até então com a comunidade carente da cidade corre o risco de desaparecer.

Fonte: www.adorocinema.com/filmes/orquestra


Filme –  Ao Mestre com Carinho (To Sir with Love)

Sinopse:
Um jovem professor enfrenta alunos indisciplinados, neste filme Clássico que refletiu alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60. Sidney Poitier tem uma de suas melhores atuações como Mark Thackeray, um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres, no bairro operário de East End. A classe, liderada por Denham (Christian Roberts) Pamela (Judy Geeson) e Barbara (Lulu, que também canta a canção título) estão determinados a destruir Thackeray como fizeram com seu predecessor, ao quebrar-lhe o espírito. Mas Thackeray acostumado à hostilidade enfrenta o desafio tratando os  alunos como jovens adultos que breve estarão se sustentando por conta própria. Quando recebe um convite para voltar a engenharia, Thackeray deve decidir se pretende continuar.



Filme - Mr.Holland - Adoravel Professor

Sinopse:

Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

   Filme - Crianças Invisíveis
   Sinopse:

 Reunião de sete curtas-metragens, todos protagonizados por crianças de países diferentes,  dirigidos por importantes cineastas, incluindo a brasileira Katia Lund.




 Filme - O milagre de Anne Sullivan
  
Sinopse:

O filme narra a  incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.