DEPOIMENTOS DE EDUCADORES

Este espaço é destinado a divulgação de depoimentos  de professores à respeito de suas práticas educativas, experiências sobre o conhecimento popular na sala de aula, experiências relevantes envolvendo os conhecimentos prévios dos alunos, dentre outros temas relevantes sobre educação. Vale a pena conferir!!

Essa breve pesquisa pretende discorrer a respeito de experiências de professores. O foco principal deste estudo é a discussão sobre a respeito de experiências dos professores com o conhecimento popular na sala de aula, e/ou, experiências relevantes envolvendo os conhecimentos prévios dos alunos.
A equipe realizou um levantamento das impressões e considerações e finalizamos com a síntese das reflexões e análise das informações obtidas.  Nesse espaço vamos refletir sobre a sala de aula como espaço de vivência, experimentação e construção. Para isso, nos reportaremos aos protagonistas desta temática.


Professor Antonio Oliveira de Carvalho
Educador Popular

  • Depoimento 1:
Existe uma definição incorreta de que aluno é alguém “sem luz”, alguém imaturo e que o “mestre”, alguém iluminado que dispôe do saber e a missão de tirará-lo da escuridão. É um equívoco tanto conceitual quanto prático, conceitual pois o termo aluno, do latin alumnus, alumni, derivado do termo  alere, significa na verdade “alimentar, nutrir, fazer crescer”, ou seja uma espécie  lactente intelectual, desta forma um auxílio ao desenvolvimento.
Atualmente o termo “professor” tem dado lugar ao termo “facilitador”, ou seja, alguém que guia, auxilia, facilita o processo de aprendizado, em minha opinião este termo é bem adequado para o papel deste profissional.  As experiências que os alunos trazem para a sala de aula são muito importantes, elas trazem saberes, experiências e vivências que muitas vezes são surpreendentes e nos e nos serve de lições, são saberes diferenciados e contextualizados com a região, o local onde cada um vive.
A minha primeira e mais marcante experiência docente foi com um grupo de adolescentes de um projeto de capacitação de adolescentes e jovens do bairro de Saramandaia no qual ministrei aulas de educação ambiental. Estabelecemos um desafio de identificar problemas ambientais na comunidade, suas causas e propostas de soluções. Fiquei surpreso com o resultado, foi realizado um documentário com registro fotográfico de problemas como: erosão de encostas, acúmulo de lixo e lançamento de dejetos nas ruas, contaminação de pequenas nascentes e proliferação de insetos e o mais bacana da atividade foram às propostas de soluções apresentadas que 80%, segundo os alunos não dependia da intervenção do poder público, seria possível serem solucionadas pela própria comunidade.



Licia Borges

  •   Depoimento 2:
Trabalho com alunos do noturno -jovens e adultos- o chamado EJA e fiz uma pesquisa sobre a origem dos nomes dos bairros do entorno da escola e fiquei bastante impressionada com o conhecimento que os alunos possuíam sobre o assunto, além disso, as histórias foram  muito interessantes e engraçadas. O objetivo do trabalho foi  tornar o bairro mais conhecido por eles e aumentar a autoestima em relação ao bairro onde moram.


Meire Lima
  • Depoimento 3:
A sala de aula é o espaço de encontro entre alunos, professores e o conhecimento. Desse modo ocorre construção no processo de ensinar e aprender.
    Trabalho com alunos do primeiro ano e realizamos uma experiência envolvendo o estudo de uma manifestação do saber popular, e inserimos em uma sala de aula de química.
            O método proposto consistiu em estudar os princípios científicos que explicam ou que estão por detrás das práticas locais.
Esta atividade trouxe aumento do interesse dos alunos e o desenvolvimento de atitudes positivas em relação à ciência por meio da investigação.
Aprendi na pratica que ensinar “exige rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade, o reconhecimento e a assunção da identidade cultural, alegria e esperança, curiosidade, saber escutar... ensinar exige querer bem aos educandos” (Paulo Freire)